Visionário, Louco ou Gênio? O 4º Festival Estudantil da Bahia convida você a mergulhar no universo do cinema e dar vida às suas ideias!
Nascido em Santo Amaro em 1956, Jorge Portugal foi poeta, compositor, letrista, apresentador e, acima de tudo, professor. Ao lado de Raimundo Sodré e Roberto Mendes, rompeu barreiras culturais na Bahia com o grupo Sangue e Raça e o movimento ReconSertão. Em 1980, a canção “A Massa”, composta com Sodré, ganhou projeção nacional no MPB 80.
Com mais de 20 composições ao lado de Roberto Mendes, Jorge teve suas músicas gravadas por artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Elba Ramalho e Lazzo Matumbi. Foi Secretário de Cultura da Bahia (2015–2017) e criador do programa Aprovado, voltado à inclusão educacional dos jovens baianos.
Faleceu em 2020, deixando um legado que une arte, educação e transformação social. Como ele dizia: “Aprender é massa.”
Nascido em 1947, Raimundo Sodré é um símbolo da música baiana e da cultura do Recôncavo. Com estilo único, mesclou samba de roda, chula e sonoridades afro-brasileiras. Ganhou destaque nacional com “A Massa”, composta com Jorge Portugal, no festival MPB 80.
Compositor inquieto, usou sua música como crítica social e valorização do povo e da cultura popular. Mesmo na França, manteve viva sua identidade baiana, sendo reconhecido internacionalmente.
Profissional da área publicitária com mais de 33 anos de experiência. Desde 1992, minha paixão por esse universo só cresceu. Nasci em Salvador e ao longo da minha carreira, explorei o marketing político em diversas regiões.
Minha expertise se concentra no marketing publicitário e político, com destaque para minha participação na produção executiva de filmes e documentários.
Atualmente, integro o time executivo de contas da EQUIPACINE, uma renomada locadora de equipamentos.
Artista Plástico, Produtor Artístico, Escultor, Professor de Artes e Comunicação Visual.
Jurado dos Festivais: 1° Festival de Vídeo Estudantil CEEP Formação e Eventos Isaías Alves, tema; Eternamente Marília Mendonça (2022) e do 2° Festival de Vídeo Estudantil CEEP Formação e Eventos Isaías Alves, tema: Celebração aos 50 anos de Gerônimo Santana (2023).
54 anos, Pedagoga e Artesã. Disciplinada e observadora. Apaixonada pelas Artes em geral.
Jurada dos Festivais: 1° Festival de Vídeo Estudantil CEEP Formação e Eventos Isaías Alves, tema; Eternamente Marília Mendonça (2022) e do 2° Festival de Vídeo Estudantil CEEP Formação e Eventos Isaías Alves, tema: Celebração aos 50 anos de Gerônimo Santana (2023).
Videomaker e produtor audiovisual
Com mais de 20 anos de experiência no mercado audiovisual.
Sólida experiência na área Produtor e operador de recursos audiovisuais, fotógrafo, cinegrafista e técnico montador de filme.
Membro da equipe de fotografia do documentário “No Rasto do Pé de Bode”,
do cineasta Marcelo Rabelo.
Produção e direção de fotografia do “FILME TOQUE DE ZABUMBA” em CURTA METRAGEM, para o Ponto de Cultura Sons de Canudos.
Produtor e técnico de audiovisual Empresa: Videozone produtora
PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS:
Realização de oficinas sobre utilização de recursos audiovisuais para jovens
Instituição LIRA DE MAR
É Técnico de Produção audiovisual formado no Centro Estadual de Educação Profissional Formação E Eventos Isaias Alves, Fotógrafo, Filmaker.
Diretor, Roteirista, Editor e Produtor do curta-metragem “Entre Nós” premiado
em 3 categorias no primeiro 1° Festival: Eternamente Marília Mendonça produzido pelo CEEP Formação e Eventos Isaías Alves, no ano de 2022 (Melhor filme | Melhor roteiro | Melhor direção).
Professora de informática do CEEP Formação e Eventos Isaías Alves.
É formada em Análise de Sistemas e possui pós-graduação em Gestão de Projetos e Metodologia de Ensino. Com mais de 10 anos de experiência como docente de TI na educação profissional, Fernanda é apaixonada por comunicação visual digital, trazendo inovação e criatividade para suas aulas.
Sua expertise e dedicação contribuem significativamente para o desenvolvimento e capacitação de seus alunos.
É criadora audiovisual desde 2019 e iniciou sua carreira como videomaker e editora. Atualmente atua majoritariamente como assistente e operadora de câmera, cinegrafista e, em seus projetos, na direção e roteiro.
Em 2023, com o curta-metragem “Mar de Marisa”, foi: Melhor filme (empatado com Apogeu, de Israel Bispo), Melhor Direção, Melhor Produção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro (Empatado com Tarciturna, de Jonh Payayá) do 2° Festival: Celebração dos 50 anos de Gerônimo Santana.
Atuou na direção de fotografia do documentário “Desmistificando o Axé”.
Possui diversas formações, entre elas, formação técnica em Produção de Áudio e Vídeo e como Assistente de Câmera.
Niposoteropaulistano, nascido em Tókio, crescido em SP e residente em Salvador, Bahia.
Diretor no seguimento de Audiovisuais por cerca de 30 anos, recebeu diversos prêmios, entre eles 3 Profissionais do Ano da Rede Globo, além de atuar como compositor e escritor. Costuma se definir como um Contador de Histórias.
Produtor no mercado audiovisual desde 2005, com destaque para as seguintes atribuições: Mobileman, Professor de RTV, Gestor Escolar, Editor (vídeo e texto), Produtor Audiovisual, Comunicólogo, Diretor de Cena e Fotografo.
Premiado em diversos festivais. Atualmente é Editor de Vídeo e Texto da TVE Bahia e Editor de Vídeo da BAND Bahia.
Produtor, Diretor de Fotografia, Professor (Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge/Ilumno) e Professor de Direção de Fotografia da UFBA.
Trabalha há mais de 20 anos na realização de projetos audiovisuais, tendo passado por todos os departamentos de equipes de filmagem. Premiado como Melhor Diretor Novel pela Escola Internacional de Santo Antônio de Los Baños (Cuba). Direção geral dos longa-metragens: Estranhos (2013) e NINA (2021), ambos lançados em salas de cinema comercial. Direção, roteiro e produção de séries documentais como a série documental em 5 episódios Histórias Submersas (TVE, 2023), os episódios Artesãs de Fibra e O Tear de Marta Muniz para a série Artesãos da Bahia (TVE, 2012) e Diário de Bordo (TVE, 2010).
Com mais de 25 anos de experiência no mercado audiovisual é uma das referências do cinema brasileiro. Coordenou a produção do primeiro longa-metragem baiano no período que marcou a volta da produção audiovisual brasileira depois da ditadura – 3 Histórias da Bahia – em 2001, produzido pela Truq Filmes e Vídeos. Foi responsável pela produção em Salvador do vídeo clip: Eles não olham pra nós (They Don’t Care About Us) de Michael Jackson com direção de Spike Lee.
Sócia da CBDC – Centro Brasileiro Pela Diversidade Cultural. Fundadora e ex-presidente da Associação Baiana de Cinema e Vídeo, Solange também foi presidenta da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD Nacional) por duas gestões. Integrou o Conselho Superior de Cinema (CSC), no Conselho Consultivo da SAV (CCS) e no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) do MinC.
Com uma estendida experiência em direção de produção e comercialização atuou na produção de diversos curtas e longas de ficção e documentários.
Hoje encontra-se com três longas para serem lançados, pela sua produtora/distribuidora Araçá Filmes; Nina, Longe do Paraíso e A Pele Morta.
Leva na bagagem não só o aprendizado prático de anos de produção, mas o amor e a paixão pelo cinema.